Imersão Cultural Quilombê
Fortalecer o ensino da História e Cultura Afro-brasileira, como estabelece a Lei 10.639, promovendo uma imersão na linguagem Griô e em expressões da arte, da dança e da música, como forma de resistência e como medida terapêutica, é o objetivo do “Imersão Cultural Quilombê”. O projeto deverá ser realizado com os alunos da Escola Municipal Antônio Hermenegildo Paiva, localizada na comunidade quilombola de Marinhos, em Brumadinho.
Idealizada pelo artista quilombola Reibatuque, a proposta tem como referência o trabalho autoral "Memórias de um Quilombo”, que defende a preservação da tradição oral e valorização da ancestralidade por meio da cultura, especialmente da música.
A “Imersão Cultural Quilombê” acontecerá durante uma semana na escola, quando os estudantes passarão por rodas de conversa, oficinas, e também participarão da construção de dois tambores, que ficarão para a escola. Todo processo resultará em uma apresentação, a fim de valorizar e difundir a cultura quilombola por meio de uma experiência participativa. Os recursos financeiros serão utilizados para compra de material para a construção dos tambores.
Quem é o proponente: Reinaldo Santana Silva, mais conhecido como Reibatuque, é artista quilombola, cantor, compositor, percussionista e educador musical, nascido na comunidade quilombola de Marinhos, em Brumadinho. Idealizador do Batuquenatividade, projeto sociocultural que promove atividades sociais, culturais e educativas, é também fundador da Casa Quiilombê, projeto de intercâmbio e valorização da cultura quilombola. Atua na comunidade de forma voluntária há mais de 10 anos, com atividades que envolvem crianças e jovens.
Valor do aporte: R$2.500,00